descrição

Espaço de aprendizagem colaborativa, de construção do conhecimento e de interação, pretende sensibilizar/consciencializar a comunidade educativa para as medidas de prevenção e segurança.

sábado, 30 de abril de 2016

Simulacro numa escola do concelho

Sismo a fingir testa escola

SIMULACRO

Sismo a fingir testa escola

Um simulacro de um sismo testou, a 7 de abril, durante a manhã, as normas e procedimentos de segurança na Escola Secundária Dom Manuel Martins e as medidas de autoproteção da comunidade em caso de ocorrência daquele fenómeno natural.

O exercício, realizado durante o período de aulas, consistiu no teste aos procedimentos de proteção e segurança dentro das salas de aulas, nos quais a população escolar se protegeu debaixo de secretárias, ombreiras de portas e em cantos das salas.

Após o sinal de alarme para o sismo simulado, os meios externos foram chamados à escola. No local, efetuaram a intervenção de socorro aos sinistrados através da busca e salvamento de duas vítimas que, a fingir, ficaram feridas pela queda de escombros.

Seguiu-se a evacuação total do edifício escolar, com a comunidade escolar a ser encaminhada para o ponto de encontro definido naquele estabelecimento de ensino, no qual foram adotados os procedimentos definidos no plano de segurança.

O simulacro, concretizado com sucesso, contribuiu para a melhoria global nos processos de resposta e gestão da emergência ao nível interno e externo. Estiveram envolvidos no exercício a equipa de segurança da escola, professores, auxiliares de educação e alunos.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal estiveram presentes no exercício como observadores e operacionalmente com meios externos de intervenção no simulacro.

Fonte: http://www.setubal-360.com/noticias/?id=2392

Sem comentários:

Enviar um comentário